quarta-feira, setembro 21, 2011

Vamos falar de viral?

Eu já comentei aqui que meu primeiro emprego (pelo menos o que eu considero) foi como estagiária na Espalhe.
O tempo que fiquei por lá não passou de 6 meses, mas a minha admiração pela agência vai ficar para sempre. Tudo era tão ousado que eu não conseguia nem explicar para as pessoas o que a agência fazia, ninguém entendia lhufas.

Eu me apaixonei pela Espalhe e, desde então, pelo assunto Marketing de Guerrilha.
E sinto um calafrio, misturado com uma vontade súbita de sumir quando ouço/leio as pessoas falando com propriedade sobre viral. Viralizou falar viral. Que nervo.
Entendam: eu também não sou nenhuma expert. Como disse, trabalhei na área como estagiária e por pouco tempo, mas resolvi me informar e tomar conhecimento antes de sair cuspindo frases sem nexo.

E por que eu resolvi falar disso?
Porque hoje, um dia comum como qualquer outro, a internet nos brindou com mais uma de suas pérolas engraçadas, e como de praxe, ridículas: o video do dia do cliente.

É claro que quando isso acontece, minutos depois começa a enxurrada de debates, ilustres publicitários do faz-de-conta opinando com propriedade sobre guerrilha, viral, emboscada (!!) e todo o termo em inglês que conseguirem juntar.

O filme de hoje é viral?
Se você considerar que o termo descreve qualquer estratégia que motive as pessoas a passarem o conteúdo adiante pela rede, sim.

Para mim ele está bem longe de ser viral e, na minha humilde opinião, faz o efeito contrário e traz uma imagem negativa para a agência e seus funcionários, além de ser um filme de péssimo gosto, de conteúdo mentiroso, constrangedor e piegas.

O excesso de discussão é inversamente proporcional ao conteúdo do video.
Não tem sentido nenhum perdermos tempo analisando uma porcaria dessas, com tanta coisa massa como essa e essa acontecendo por aí.
Se é para falar de guerrilha, vamos falar de verdade.
É um erro o desperdício de posts sobre este assunto, desde esse pequeno blog em que você se encontra, até o Brainstorm#9.
Já que não estamos sendo publicitários para fazer videos com real potencial viral, que sejamos para discutir.
Prometo preparar um post detalhado sobre o tema com afinco.

Um beijo para quem é publicitário de verdade e não acha mais graça nessa piadinha de varar a noite trabalhando de graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário