sexta-feira, novembro 26, 2010

Defina qualidade de vida

Eu já morei em 3 cidades: Catanduva - no interior do estado de São Paulo, onde nasci - Rio de Janeiro e São Paulo.
Fiquei um tempo considerável nos 3 lugares, portanto posso falar com propriedade sobre cada um.

Catanduva é minha cidade natal, lugar em que está toda a história da minha família. É onde existe uma rua com o nome do meu avô.



Foi em Catanduva que vivi toda a minha infância, grande parte da adolescência e era para lá que eu almejava voltar em todo feriado, quando morava fora.
É por isso que eu posso afirmar para você que Catanduva é a definição de uma cidade retrógrada.
Segundo o dicionário, retrógrado é tudo aquilo que anda pra trás, que se opõe ao progresso; aquele que é aferrado à rotina ou às idéias antigas, e portanto inimigo do progresso.
Catanduva é isso. A cidade parece ter parado no tempo, você vive como coadjuvante de um filme que está se passando em 1920.

O Rio de Janeiro é outra história, obviamente sem comparação com Catanduva.
A cidade esbanja tanta beleza que te deixa zonzo.
E tem também um detalhe que não se encontra em nenhum outro lugar do mundo: o carioca. Todo carioca é um melhor amigo em potencial. E um malandro também.
Quando você mora no Rio de Janeiro, você aprende o verdadeiro espírito do brasileiro, você acaba tendo certeza de que com amigos, esperteza e jeitinho você consegue o que quiser.

São Paulo é a materialização do caos.
É a terra das oportunidades para qualquer um, é onde você consegue o que quiser com amigos, vontade/determinação e paciência.
É em São Paulo que acontece o encontro entre paulistas, mineiros, baianos e toda massa trabalhadora, que move o país.
São Paulo é sinônimo de trabalho, é para isso que a cidade existe e é por isso que o ritmo de lá é assim.
Não é a toa que existe a máxima que diz que paulista trabalha, carioca aproveita e baiano descansa.
Uma vez em São Paulo, ou você entende e acompanha a marcha, ou cai fora.
Foi em São Paulo que eu me formei e comecei a trabalhar. E veja você, que ironia, foi em São Paulo que eu aprendi o que é qualidade de vida.

Qualidade de vida, ao contrário do que é dito, está mais ligada ao alcance e ao tamanho dos seus sonhos, do que ao número de horas que você passa no trânsito.
A qualidade de vida não está no interior para todo mundo, alguns a enxergam em meio ao caos e pirariam vivendo um mês na pasmaceira do interior. Outros não sonham tão grande, a ponto de se sacrificarem na confusão. Para esses a qualidade de vida está na tranquilidade das pequenas cidades.

Para mim qualidade de vida é sentir-se útil e bem explorada pela cidade, é saber que você faz parte de um todo que cresce diariamente. Qualidade de vida sem ambição para mim não serve.
Uma vida com qualidade é aquela em que você não só alcança seus objetivos, como também amplia seus horizontes e passa a ter sonhos maiores progressivamente.
É por isso que estou de mudança para o 4º destino.
E até me encontrar, vou fazendo assim... aprendendo com o desencontro.

2 comentários:

  1. Divino! Vc descreveu tudo q eu penso sobre a tal da qualidade de vida. Tá certo q tem horas que a gente quer sumir de são paulo e se enfiar uma semana na praia, no máximo um mês, logo quer voltar para a correria. Uma pessoa que nasce em São Paulo aprende a conviver com isso, difícil se adaptar em um lugar mais tranquilo.

    Moraria no Rio de Janeiro fácil se a violência fosse, ao menos, no mesmo nível daqui, pois pra mim, rio de janeiro poderia ser São Paulo no meio da natureza, mas, infelizmente isso tá longe de acontecer... Salários lá são bem mais baixos que os daqui, qualidade do transporte público é precário e o trânsito, minha amiga, tá no mesmo nível de SP e se não for pior, de tanto taxi que tem na rua!

    Enfim, realmente, qualidade de vida é vc se realizado e conseguir estar mais perto de atingir seus objetivos, e mesmo você estando no interior, vc está no interior de SÃO PAULO, ou seja, MUITO BOA SORTE NO SEU 4º DESTINO, vc sabe que SEMPRE estarei aqui na torcida com vc, né?

    Amo vc

    ResponderExcluir
  2. Perfeito! Até encaminhei esse post para algumas amigas!
    Eu que sou amante do Rio, mas não largo São Paulo por nada, me identifiquei totalmente! (Nunca morei no interior)
    Parabéns Liege, vc leu meus pensamentos :)

    ResponderExcluir